Biografia



O início de tudo
Desde pequena ela sempre se identificou com as artes. Incentivada pelos pais, fez aulas de piano, violão, violino, canto e jazz. Na história de vida de Mariana Ava Teixeira Zuclich, o conjunto dessas atividades já revelava o talento da cantora para a música.
Ela nasceu no dia 24 de janeiro, na capital paulista. Mas, com menos de um ano, foi morar com os pais, em Goiânia, capital do estado de Goiás. Por serem músicos e pastores, os pais sempre foram a base de sustentação em sua vida. Deles, Mariana recebeu tanto a influência na área do louvor quanto os conhecimentos da Palavra de Deus. O fundamento bíblico e a estrutura familiar são os norteadores da sua vida. Mariana sempre viu nos pais o grande exemplo a seguir.
Como criança, ela foi a típica menina que brincava com os amiguinhos do prédio onde morava. Passava os finais de semana na fazenda da família no interior de Goiás. Lá chegou a ter uma ovelha de estimação. Quando ia assistir TV, Mariana a levava junto. E ali ficavam, no sofá da sala, durante um bom tempo. Os pais contam que quando um desses animais de estimação morria, o choro durava uma semana. Recordações de uma infância vivida intensamente…
No convívio com a igreja, há as boas lembranças das madrugadas de vigílias e orações que os seus pais sempre participavam. E lá estava Mariana acompanhando tudo, deitada em um colchãozinho que sua mãe levava.
Outra lembrança interessante da infância foi quando Mariana cantou pela primeira vez na igreja. A música escolhida foi “Telefone do Céu” (Corinhos Evangélicos), cuja pequena letra diz assim: “O telefone do céu é oração / O telefone do céu é joelho no chão / Disque uma vez disque duas ou três E se não atender E se não atender Disque outra vez.” Mariana tinha apenas seis anos quando esse fato aconteceu: “É tão interessante recordar isso, pois me lembro que errei a letra e comecei a chorar na frente da congregação”, conta dando boas risadas.
O teatro era a brincadeira preferida quando criança. E quem ajudava nas lúdicas encenações era sua amiga de infância, Sarah, que até hoje apoia e abençoa de maneira singular o ministério de Mariana Ava. Sarah e as bonecas representavam o auditório e assim a brincadeira se estendia por horas: “Sem dúvida, um tempo muito bom”, recorda-se.

Os primeiros passos
Assim que aprendeu a escrever, Mariana logo se interessou por poesias e rimas. Nas brincadeiras de rodas da família era quem fazia a melhor rima no menor tempo: “Tenho esses registros guardados em pequenos livros com ilustrações próprias. Confesso que desenhava mal, mas escrevia bem”, brinca. E foi aos oito anos de idade, que ela compôs seu primeiro refrão cuja letra é: “Cristo Jesus, Ele é a luz. Ele é alguém em quem podemos confiar. Cristo Jesus, fonte de luz, a minha vida em suas mãos está.”
Em 1997, seus pais decidiram se mudar para a Flórida, nos Estados Unidos, seguindo o chamado de Deus para a vida deles – realizar em terras americanas uma obra missionária. Permaneceram ali por quatro anos. Nessa época, Mariana tinha nove anos de idade.
A pequena menina de sorriso fácil teve que aprender a falar inglês frequentando a escola local. Os catedráticos começaram a perceber o seu talento com o universo da música. Não demorou muito, ela passou a ser a cantora oficial da escola. Mesmo sem saber falar o inglês corretamente, Mariana decorava o som das palavras das músicas e se apresentava nos eventos escolares com frequência. E foi no período em que cursava a sexta série do Ensino Fundamental (6th Grade – Middle School) que escreveu um poema que entrou para o “Livro de Jovens Poetas” da Flórida. Poema este que foi transformado mais tarde em canção “On a far away hill”.
O fato é que Mariana respirava música. No seu quarto, o som ficava ligado direto, até mesmo durante a noite, enquanto dormia.
Houve um tempo em que ela vivia com um gravador portátil nas mãos apresentando para si mesma um programa de rádio fictício. Sobre esse tempo, ela compartilha: “E depois eu mesma era a única ouvinte, aliás, no carro, durante as longas viagens missionárias que meus pais faziam cruzando os EUA, eles eram os meus ouvintes. Porém, após longas horas da ‘rádio Ava’ no ar, eu sempre escutava um pedido vindo do banco da frente do carro: ‘Mariana, vamos tirar a ‘rádio do ar’ e ficar em silêncio um pouquinho?’.”
O gravador foi e continua sendo sua companhia até hoje só que de forma mais moderna, um Iphone. Inúmeras foram as vezes que Mariana sonhava com músicas e melodias e acordava no meio da madrugada para gravá-las…
Ainda muito nova, ela começou a fazer backing vocal na igreja local, Fonte da Vida em Goiânia (GO). Quando isso acontecia, ela aproveitava a oportunidade para observar os compositores e cantores ministrando nos cultos.
Foi na adolescência que passou a ministrar o louvor na equipe principal da Igreja Fonte da Vida, onde foi batizada. Nesse tempo, seus pais e alguns grandes amigos da família, fundaram o Ministério de Louvor “Som de Avivamento”, da qual ela se recorda com muito carinho: “Foi uma época maravilhosa, com acampamentos inesquecíveis que contaram com a presença dos músicos das igrejas locais. Na ocasião, lançamos um CD com a participação especial de David Quinlan. Foi aí que tive a oportunidade de cantar com ele uma composição de minha autoria em inglês.”
Um fato que marca a trajetória de Mariana na música é que durante muito tempo, seus pais tiveram um estúdio de gravação no Brasil. E ela preferia estar lá, observando as gravações dos cantores nos fins de semana do que fazer outros programas com os amigos. As horas que gastou investindo no aprendizado musical lhe valeram a pena. Pela fluência nos dois idiomas (inglês/português), Mariana acompanhou os ministros Heidi Baker e Randy Clark como intérprete nas cruzadas de cura pelo Brasil: “Foi uma experiência ímpar”, comenta.

Carreira musical
Falar da trajetória de Mariana Ava é trazer para o mercado fonográfico evangélico internacional a suavidade e beleza musical que fazem diferença no seu ministério. Não há dúvidas de que as influências brasileiras e norte-americanas contribuíram na formação do que ela é hoje: uma soma de unção, talento e versatilidade. O som que Mariana faz alcança o gosto de pessoas de diversos segmentos, que reconhecem a sua qualidade musical e a unção divina que imprimem excelência em sua carreira.
Suas influências musicais são o pop/rock, pois foi o que ela mais ouviu na infância, tendo como referência internacional os cantores, Michael W. Smith, Rachel Lampa e Steven Curtis Chapman. Porém, hoje o seu ouvido musical é bem eclético: “Ouço desde o folk rural e raízes da música gospel, até o atual Hip Hop e música eletrônica cristã, além do louvor congregacional e Música Popular Brasileira”, conta.
Em suas composições, Mariana aborda assuntos atuais e contextuais. Tudo pode ser tema de música – um aconselhamento, a leitura da Bíblia, uma ministração, uma conversa com amigos e tantas outras temáticas do dia a dia. Ela explica: “Escrevo o que vivemos na terra como humanos e que possa, de alguma forma, nos aproximar de Deus e nos levar a uma consciência radical de dependência Dele. Escrevo também de uma forma sutil, com linguagem simples e/ou romântica, para aqueles que ainda nunca ouviram falar de Jesus, debaixo do direcionamento do Espírito Santo. Às vezes não sento para compor. A composição vem do alto.”
O seu primeiro disco, intitulado “Mundo Azul”, foi lançado em 2001, aos 13 anos de idade. O segundo trabalho veio aos 16 anos (2004), “Atitude de Cristão”. Foi nessa idade que ela teve a oportunidade de cantar para o maior público da sua carreira até hoje, 80 mil pessoas. Isso porque ela abriu a ministração do cantor cristão norte-americano Michael W. Smith em Goiânia (GO). Michael é um dos ministros de louvor mais premiados do mundo. É também compositor, guitarrista, tecladista, produtor musical e ator (tendo atuado em 2006 no filme “The Second Chance” – “A Segunda Chance”).
Foi aos 16 anos também, que Mariana apresentou um programa infantil chamado “Geração da Fonte”, que era exibido diariamente pela Rede Fonte TV – emissora de televisão instalada na cidade de Goiânia (GO).
Em 2005, aos 17 anos de idade, Mariana fez parte do Ministério de Louvor Fonte da Vida de Adoração, da Igreja Fonte da Vida, em Goiânia, a qual ela congregava. Foi nessa época, que ela compôs “Levar Tua Arca”, do CD e DVD “Geração Apostólica”. A letra da música fala do anseio que cada um deve ter pela presença de Deus. Até hoje a canção é ministrada nas igrejas de Goiânia e muito tocada nas rádios locais. Conheça a música acessando este linkhttp://www.youtube.com/watch?v=qAmZ4uOaguM
Desde o seu primeiro CD, Mariana possui em seu histórico musical seis videoclipes. São eles: “Es El Amor” e “Deus da minha vida”, dos álbuns “Mundo Azul” e “Atitude de Cristão”, respectivamente. Já do mais recente disco, os videoclipes: “Fly”, “Vinho Novo”, “Sonhar, Sonhar” e “Te Contemplar”. E em breve o lançamento do clipe da canção “All Four Seasons”, surpreendendo com belas imagens das quatro estações do ano.
Em 2012, ela apresentou um programa da TV regional de Nova Yorque chamado “Rhythms of New York” (“Ritmos de NY”) que ganhou vários prêmios. O foco do programa era as entrevistas com artistas regionais.
Atualmente, a cantora reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Está lá desde 2007. Nessa época estudou na Universidade de Nova Jérsei. Em 2010, casou-se com o americano Richard Zuclich. Mariana também é compositora, intérprete e pastora no ministério independente e missionário “Som de Avivamento” (NY) e faz faculdade de cinema e música na New York Film Academy.

Terceiro Álbum – Divisor de Águas
Mariana sempre esteve atenta à direção do Senhor. Ela sabe que tudo acontece no tempo de Deus e que Ele é quem a faz triunfar pela sua perfeita vontade. Ela ficou oito anos sem gravar um trabalho solo. A sua volta ao mercado fonográfico foi marcada em outubro de 2012, quando lançou o seu terceiro álbum, “Mariana Ava”, que registra e retrata as fases da sua vida, por isso a escolha desse título para o CD. A intenção foi fazer com que o público se identificasse de alguma forma com as letras e que por meio da unção se aproximem mais de Deus.
Com 10 faixas musicais – cinco em português e cinco em inglês –, o disco foi gravado entre Brasil e Estados Unidos, mixado e masterizado por Chris Athens, do Sterling Sound Studios, em Nova Iorque. Nove canções são de autoria de Mariana Ava. Já a faixa “All Four Seasons” (“Todas as quatro estações”) é uma versão da música “Quatro Estações” cedida pelo amigo, cantor e pastor Kleber Lucas.
Esse disco foi um divisor de águas no seu ministério a projetando ainda mais no cenário da música gospel mundial. A principal marca desse trabalho, profissionalmente falando, é a notória presença da diversidade de ritmos: “Eu amo música e cantar em vários estilos foi desafiador”, ressalta. Essa sonoridade diversificada é que mostra o diferencial artístico de Mariana que canta desde a música congregacional, passando pelo pop/rockjazz até a MPB.
Da escolha do repertório à gravação desse disco, foram anos trabalhando em composições congregacionais, emocionais e rotineiras: “Esse CD foi a minha maneira de atingir o público alvo com palavras e expressões que eles entendem. O processo de gravação durou um ano, mas valeu a pena toda espera. Tenho colhido os frutos advindos desse trabalho: vidas impactadas pela mensagem de Cristo em cada letra.”
A música de trabalho desse álbum é “Vinho Novo”. Mariana conta que compôs o refrão há alguns anos, quando ouviu um amigo lhe dizer que não existem limitações quando se está na presença de Deus: “Ouvi essa frase em pleno restaurante, em uma conversa informal com amigos logo antes de me mudar para a América, onde incertezas, medos e ansiedades tentavam alojar em meu coração. Fiquei um pouco assustada com a simplicidade da frase e com o impacto que ela me causou. Algo simples e ao mesmo tempo complexo, mas que me marcou. Daí veio a frase: ‘Quando o meu espírito se encontra com o Pai, não há mais limites em mim’. Apenas precisamos da graça de Deus.”

Boas Novas
Mariana e o seu pai, Jean Marcelo, que também é produtor musical, trabalham nas gravações de seus clipes musicais. O projeto é produzir um clipe para cada faixa desse último CD. Eles também planejam entrar no estúdio para selecionar o repertório do próximo trabalho, com previsão de lançamento para 2014. E a gravação de EPs, em inglês e português, com uma concentração no ritmo “Bossa Nova”, estilo que muito atrai a cantora.
No dia 20 de agosto de 2013, Mariana foi indicada na categoria “Pra Curtir” do Troféu Promessas 2013. Considerada a maior premiação evangélica do Brasil, realizada pela Rede Globo de Televisão.
O objetivo dessa categoria é valorizar os trabalhos independentes. A votação é via curtidas. Os cinco que tiverem mais curtidas passam para a próxima fase. Mariana concorre pelo videoclipe da canção “Sonhar, Sonhar”. Este é o link de votação de Mariana Ava na premiação:http://www.facebook.com/trofeupromessasoficial/posts/513016435447473
A respeito da sua indicação ao Troféu Promessas, ela ressalta: “Uma colheita. A semente que plantei e que, pela bondade de Deus, frutificou e tem se frutificado em seu tempo ‘kairos’ que é o tempo de Deus”, finaliza.
Acompanhe a cantora pelos canais:


Por Ana Paula Costa
Fonte: marianaava.com

0 comentários: